Essa é para quem acha que video-game ainda é coisa de crianças. Em 2007 o mundo conheceu um fenomeno novo chamado Halo 3. Esse jogo vendeu mais do que qualquer forma de entretenimento ja vendido na história da humanidade (nem filme, livro música foi tão explosivo em seu lançamento).
É um lançamento tão grandioso quanto a própria campanha publicitária, estipulada em US$10 milhões.
Embora esse marketing agressivo não tenha atingido as terras tupiniquins, nos Estados Unidos, por exemplo, via-se o nome "Halo 3" e o slogan "Believe" ("acredite", em português) estampados nos lugares e coisas mais improváveis, como copos de refrigerante.
O conceito da campanha era tornar a guerra do jogo algo real, com comerciais onde veteranos dessa guerra relatavam o ocorrido de forma convincente, e ainda um monumento em homenagem aos soldados mortos no confronto fictício foi esculpido.
Abaixo um comentário datado da época do lançamento:
"Halo 3 bate todos os recordes de venda no lançamento 27/09/2007
Esta semana a história não apenas dos jogos eletrônicos, mas também do segmento de entretenimento mundial, ficarão marcados com um dia histórico. Estamos falando de 25 de setembro, terça-feira, quando foi lançado em todo o planeta Halo 3, com o faturamento das vendas batendo a casa 170 milhões (sim, MILHÕES) de dólares nas primeiras 24 horas - incluindo as 1,7 milhões de cópias encomendadas na pré-venda só nos EUA -, superando outros ícones da cultura pop contemporânea como o filme "Homem-Aranha 3" e o sétimo e último livro da escritora britânica J.K. Rowling "Harry Potter e as Relíquias da Morte". Tudo leva a crer que o objetivo da Microsoft de criar todo o "hype" em volta do lançamento funcionou, alcançando uma marca para a exclusividade do Xbox 360 que dificilmente vai ser superada.
O game de FPS que dá fim a história épica no formato de trilogia criada pela Bungie Studios registrou também mais de 1 milhão de jogadores nos servidores online para partidas multiplayer no dia de inauguração, além de reviews muito positivas em vários países, recebendo a nota média na casa dos 95%. O lançamento do game deve aquecer ainda a venda dos consoles, já que muita gente que ainda não tinha o X360 pretende comprá-lo graças ao tão esperado título, incluindo uma forte campanha de marketing da Microsoft.
A chegada de Halo 3 aconteceu simultaneamente em 37 nações do mundo, englobando 17 línguas em que o game recebeu adaptação, incluindo ai o português do Brasil. Por aqui, o jogo está disponível na edição padrão por R$ 179, e ainda há disponível as edições especiais para colecionadores Halo 3 - Limited Edition por R$ 249 e a Legendary Edition que chega no formato do capacete de Master Chief por nada menos do que R$ 399."
Comerciais:
…
Nenhum comentário:
Postar um comentário