sexta-feira, 7 de maio de 2010

Sonoplastia e operação de áudio


Aos 15 anos de idade, sonhava em ser ator, mas o excesso de timidez o fez abdicar deste sonho. Hoje, aos 38 anos de idade, o operador de áudio e sonoplastia, Gláucio Garcia Miranda, é um dos nomes mais conceituados de Santos, sua cidade natal. 
 
Ao contrário do que muita gente pensa, sonoplastia e operação de áudio são duas atividades diferentes. O operador de áudio é o responsável pelo controle de qualidade e nitidez do áudio presente em gravações e apresentações, posicionando microfones, balanceando volumes, eliminando ruídos e ajustando diversos parâmetros tais como equalização e compressão do som, através de uma mesa de som e alguns outros equipamentos de estúdio.
Já o sonoplasta é o responsável pela sonorização do video, inserindo efeitos especiais, fundos e trilhas sonoras que envolvam o espectador com o que está sendo exibido, ele adiciona "barulhos" que são difíceis de serem captados ao vivo, por exemplo som de fechadura abrindo, objeto caindo na água, vento forte, etc. São pequenos detalhes, mas que fazem toda a diferença na hora de deixar o video mais realista.

Ao longo de sua carreira profissional, o operador já passou por grandes nomes da área, tais como a produtora ZYB, a extinta TV Mar, Unisantos, Flip Filmes e Janela Digital e adquiriu experiências nos mais diversos segmentos , que vai desde a televisão ao rádio.
Praticamente o astro principal dentro de sua função, Gláucio transforma ruídos em sons e, como em um passe de mágica, transforma seu talento e criatividade em sonoplastia de alta qualidade.
Ele diz que para atuar neste segmento, não basta querer, tem que gostar. “Não basta só levantar o botão, tem que saber o que está fazendo. Numa emissora de televisão, por exemplo, devemos manter o volume do áudio para não dar diferença no ar”, conta. O operador aconselha, ainda, os mais novatos: “Tem que gostar, conhecer, ler e ouvir muito”. 
 
Com um currículo admirável, Gláucio é dono, também, de um carisma impressionante, além de ser um profissional competente e dedicado. Quando questionado sobre seu gosto musical pessoal, ele brinca e diz ser brega. “Ah, é brega, gosto de música romântica”.
No decorrer do bate-papo, o profissional usou sua espontaneidade para responder alguns questionamentos.
Amor: carinho
Família: união
Amigos: para sempre
Profissão: gostar
Uma música: I can wait forever, do Air Supply
Comida preferida: peixe
Mania: dormir todos os dias com o ventilador ligado
Esporte: musculação
Uma frase: Nunca deixe para depois o que se pode fazer hoje. Vá à luta e faça acontecer!
Religião: Deus

Edição: Luana Raquel, Monique Moura, Ricardo Pozzi, Thiago Ueda  

Nenhum comentário:

Postar um comentário